Goiânia, 23 de Abril de 2025
icon-weather
0°C 0°C
logo

15 de Abril de 2025, 08h:50 - A | A

POLÍTICA / QUESTÃO DE MORALIDADE

Deputados colocam parentes como secretários nos próprios gabinetes

Apesar da vedação à contratação de parentes de até terceiro grau por parlamentares, ao menos dois deputados federais empregam primos em seus gabinetes na Câmara dos Deputados

REDAÇÃO G5



Apesar da restrição à contratação de parentes de até terceiro grau por parlamentares, pelo menos dois deputados federais empregam primos em seus gabinetes na Câmara dos Deputados. A prática, embora legal sob o ponto de vista jurídico, levanta questionamentos éticos e de moralidade administrativa.

O deputado Antonio da Cruz Filgueira Neto, conhecido como Marreca Filho (PRD-MA), emprega sua prima Iasmin Andrade Filgueira Alvarenga como secretária parlamentar desde fevereiro de 2023. Iasmin recebe um salário bruto superior a R$ 7,5 mil. Em nota, o parlamentar justificou a nomeação, afirmando que ela "foi realizada com base em critérios técnicos e legais, conforme previsto para cargos comissionados".

Situação semelhante ocorre no gabinete de Rodrigo Valadares (União-SE), vice-líder da minoria na Câmara. Desde março de 2023, o deputado mantém como secretário seu primo Leonardo Reis Valadares, cujo salário bruto é de R$ 2,8 mil.

A nomeação de parentes até o terceiro grau (cônjuges, companheiros ou parentes em linha reta, colateral ou por afinidade) para cargos na administração pública direta e indireta é considerada nepotismo, conforme súmula do Supremo Tribunal Federal (STF).

No entanto, a legislação não impede a nomeação de parentes além do terceiro grau, como é o caso de primos. Essa brecha legal permite que os deputados empreguem seus parentes, mesmo que a prática seja vista com ressalvas por parte da sociedade.

Apesar de não configurar nepotismo, a contratação de parentes por parlamentares levanta discussões sobre a meritocracia, a igualdade de oportunidades e o uso adequado dos recursos públicos. A sociedade questiona se a proximidade familiar não influencia na escolha dos funcionários e se os critérios técnicos e profissionais são realmente priorizados nessas nomeações.

>>> Clique aqui e receba notícias de Goiás na palma da sua mão

>>> Acesse este link e siga a notícia em tempo real no Instagram

Comente esta notícia

/ 62 99327-3322
Rua T5, Goiânia / GO
G5NEWS
facebook instagram twitter youtube whatsapp