REDAÇÃO G5
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), revelou durante uma coletiva de imprensa, nessa quarta-feira (16), que foi diagnosticado com câncer de pele. A revelação veio após jornalistas notarem que o governador estava usando luvas nas duas mãos e questionar.
Caiado explicou que, após retornar de uma viagem à Índia em fevereiro, percebeu o crescimento de um tumor em sua mão esquerda, que estava causando dor. Ao procurar um médico em São Paulo, o tumor foi retirado e a biópsia confirmou que se tratava de um carcinoma espinocelular, um tipo de câncer de pele.
O governador informou que o tumor foi retirado completamente e que está em tratamento. Ele atribuiu o surgimento do câncer à falta de cuidado com a proteção solar, especialmente durante suas frequentes cavalgadas, onde suas mãos ficam expostas ao sol.
"Na verdade, descuidei", admitiu Caiado, alertando a população sobre a importância de usar protetor solar e evitar a exposição prolongada aos raios ultravioleta.
"Gente, fica descuidando, tá certo, de passar protetor solar, tá bom? E aí, ó, eu fui submetido a uma cirurgia de cá, tá certo? Na mão, daí de cá também, tirei, tá certo? Uma tumoração que formou aqui, e agora tô em tratamento", relatou o governador.
O caso de Ronaldo Caiado serve como um alerta para a população, especialmente para aqueles que trabalham ao ar livre, sobre a importância da prevenção do câncer de pele. O uso regular de protetor solar, mesmo em dias nublados, e a proteção das mãos, pescoço e rosto são medidas essenciais para evitar a doença.
O carcinoma espinocelular, quando descoberto no início, tem altas chances de cura e o tratamento costuma ser tranquilo.
>>> Clique aqui e receba notícias de Goiás na palma da sua mão
>>> Acesse este link e siga a notícia em tempo real no Instagram