REDAÇÃO G5
Câmeras de segurança do Supremo Tribunal Federal (STF) capturaram, na noite de quarta-feira (13), o momento exato em que Francisco Wanderley Luiz, conhecido como Tiü França, arremessa explosivos em direção à Estátua da Justiça, localizada em frente ao prédio da Corte, em Brasília, e depois causa a própria morte. Veja vídeo no final do texto
Tiü França, que foi candidato a vereador no estado do Rio Grande do Sul pelo Partido Liberal (PL) em 2020, também era proprietário do veículo carregado de fogos de artifício que explodiu no estacionamento do Anexo 4 da Câmara dos Deputados. A explosão do carro ocorreu momentos antes dos ataques ao STF, aumentando a tensão na Praça dos Três Poderes.
Antes do ataque, Tiü França havia utilizado suas redes sociais para antecipar suas intenções. Em uma publicação feita na quarta-feira, ele desafiou as autoridades, dizendo: “Vamos jogar??? Polícia Federal, vocês têm 72 horas para desarmar a bomba que está na casa dos comunistas de merda: William Bonner, José Sarney, Geraldo Alckmin, Fernando Henrique Cardoso… Vocês 4 são VELHOS CEBÔSOS nojentos”.