Goiânia, 23 de Abril de 2025
icon-weather
0°C 0°C
logo

16 de Abril de 2025, 15h:16 - A | A

POLÍCIA / ÁREA AZUL DE CAMPINAS

Operação prende cinco flanelinhas que cobravam de motoristas em local que já é pago

Eles podem responder pelos crimes de usurpação de função pública na forma qualificada, com pena que varia de 2 a 5 anos de prisão.

REDAÇÃO G5



Cinco flanelinhas foram presos em flagrante nesta terça-feira (15), durante operação da Central de Flagrantes da Polícia Civil e 38º Batalhão da Polícia Militar. Os suspeitos estavam atuando na área azul de Campinas, um dos principais centros comerciais de Goiânia. Eles podem responder pelos crimes de usurpação de função pública na forma qualificada, com pena que varia de 2 a 5 anos de prisão.

De acordo com o delegado Humberto Teófilo, os autuados estavam demarcando áreas públicas com cones e exigindo dos motoristas, de forma antecipada e prévia, quantias em dinheiro que poderiam ser pagas em espécie, na máquina de cartão ou até código QRcode Pix. "Esse crime foi na área azul, no parquimetro. Eles se passavam por funcionários públicos, donos das áreas, extorquindo e ameaçando", disse o delegado. 

A área azul está delimitada nos Bairros de Campinas, Centro e na Região da 44. Conforme Teófilo, quando flanelinhas se apoderam desses locais, isso caracteriza o crime de usurpação de função pública, já que eles se auto intitulam donos de áreas públicas e auferem vantagem econômica cobrando dos motoristas ao estacionarem.

Área azul sem cartão dá multa

A Polícia Civil também alerta que pagar para flanelinhas e utilizar a Área Azul pode acarretar multa de agentes da Secretaria de Engenharia de Transportes (SET) de Goiânia. Para comprar um bilhete da Área Azul você pode utilizar o aplicativo "Gyn 24h". Através do aplicativo, você pode adquirir cartões virtuais de estacionamento de 1 hora (R$ 1,50) ou 2 horas (R$ 2,50). 

O pagamento pode ser feito via PIX ou cartão de crédito. O crime não cabe fiança e todos serão recolhidos na carceragem da Central Geral de Flagrantes, onde passarão por audiência de custódia nesta quarta-feira (16). 

>>> Clique aqui e receba notícias de Goiás na palma da sua mão

>>> Acesse este link e siga a notícia em tempo real no Instagram

Comente esta notícia

/ 62 99327-3322
Rua T5, Goiânia / GO
G5NEWS
facebook instagram twitter youtube whatsapp