NA PONTA DA LINGUA
REDAÇÃO G5
O Papa Francisco, líder da Igreja Católica desde 2013, morreu na manhã desta segunda-feira (21), aos 88 anos, na Casa Santa Marta, sua residência no Vaticano. O mundo católico entra em luto com a perda de um papa que revolucionou a Igreja com sua humildade, proximidade com os pobres e postura progressista diante dos desafios do século XXI.
Nascido Jorge Mario Bergoglio, em Buenos Aires, Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a assumir o cargo. Seu papado foi marcado pela defesa dos marginalizados, pelo combate à corrupção interna da Igreja e por um forte posicionamento ambiental — com destaque para a encíclica Laudato Si, sobre a crise ecológica.
Nos últimos meses, sua saúde já inspirava cuidados. Em fevereiro, foi internado com pneumonia e, mesmo após a alta médica, permaneceu debilitado. Nos últimos dias, seu quadro se agravou e, segundo o Vaticano, o Papa faleceu de forma serena, cercado por colaboradores e membros da Cúria. Ele recebeu a Unção dos Enfermos e, antes de partir, teria deixado palavras de fé: “Rezai por mim e permanecei firmes na esperança.”
O falecimento de Francisco dá início ao período de Sede Vacante, até que um novo papa seja eleito em conclave. A previsão é que cardeais de todo o mundo se reúnam nas próximas semanas para decidir o futuro da Igreja.
Enquanto isso, milhões de fiéis prestam homenagens e agradecem pelo legado de um líder espiritual que marcou uma geração com empatia, coragem e compaixão.